top of page

Innopraktika and Russian Seasons School

       Em 2022 fui convidado a participar do programa intercultural promovido pela Innopraktika & Russian Season School. O evento aconteceu em São Petersburgo durante o mês de junho de 2022 sendo que nesta oportunidade conheci os professores da St. Petersburg Repin Academy e executei um projeto artístico que foi exibido na própria academia no dia 29 de junho do mesmo ano.

       Nos próximos parágrafos serão relatadas, de forma sucinta, as experiências interculturais e artísticas que ocorreram entre os dias 10 até 29 de junho do ano de 2022 na cidade de São Petersburgo na Rússia.

 

      Em um primeiro momento será abordado o escopo do programa Innopraktika and Russian Seasons School. Posteriormente serão mencionadas as visitas no Museu Estadual da Rússia e o Museu Hermitage, que abrigam uma das maiores coleções de obras de arte do mundo.

Programa de atividade intercultural Innopraktika & Russian Seasons School

      A Innopraktika and Russian Seasons School é um projeto educacional internacional que permite estudantes estrangeiros conhecerem a Rússia e ao mesmo tempo contribuírem para o diálogo intercultural entre os representantes de diferentes países participantes, trazendo seu ponto de vista artístico e estético.


         A atividade da Innopraktika and Russian Seasons School, é conduzida pelos princípios das relações culturais, onde as experiências do passado e as realidades atuais possuem similar importância.

 

     Durante o evento, educadores das principais instituições da Rússia participaram do programa ajudando estudantes internacionais de diferentes países a compreender padrões comuns e revelar sutilezas, o que objetiva criar um mundo de valores globais compartilhados, onde as pessoas aspiram alcançar a unidade através da arte.

      Em síntese, os requisitos necessários para participar do evento são (i) ter formação artística em artes visuais; (ii) fluência em inglês; (iii) passaporte válido; (iv) portfólio aprovado pela comissão avaliadora; e (v) carta de interesse em participar do evento.
 

      Todos os participantes se comprometem em participar das atividades programadas, desde a visita em museus, teatros, balé, pontos turísticos, além de entregar uma obra de arte realizada durante o evento, desde que esteja alinhado ao tema proposto para o ano em que o evento for sediado.

Guilherme Felipe.webp

Execução do projeto artístico e exposição na St. Petersburg Repin Academy

        Conforme mencionado, a contrapartida de cada participante foi a preparação e execução de um projeto artístico para ser apresentado em uma exposição St. Petersburg Repin Academy que teve como tópico CREATIVITY UNITES: PRESERVING GLOBAL VALUES (A CRIATIVIDADE SE UNE: PRESERVANDO VALORES GLOBAIS).

      O tema principal do programa da Escola foi a seleção de valores entre que afetam um homem de fora, como mídia de massa, Internet e estereótipos comuns. Como um homem moderno passa por tal conflito de valores? Que valores contraditórios as pessoas enfrentam? Que dilemas de valor eles resolvem? Como salvar valores globais e evitar influências instantâneas? 

  Dentro desta perspectiva, os participantestiveram que refletir a luta dentro de um homem moderno entre princípios globais verdadeiros e eternos e tentações fúteis agressivamente impostas do mundo moderno.

   As atividades desenvolvidas compreenderam aulas de anatomia e desenho, bem como a composição dos trabalhos e a pintura a óleo em tela.

       Os professores Mikhail Molyakov, pintor e professor de anatomia plástica e desenho anatômico na, Anastasia Nikolaeva, pintora de murais, artista gráfica e Ilya Zorkin, artista talentoso, todos professores da ST. Petersburg Academy of Arts named after Ilya Repin, participaram das etapas de preparação e auxiliaram na criação dos trabalhos.

         Ao final do evento, os trabalhos foram expostos no salão de exposições da St. Petersburg Repin Academy.

Museu Estadual da Rússia

       O Museu Estadual da Rússia, localizado em São Petersburgo, compõe uma das maiores coleções de obras de arte do país. O referido ambiente guarda apenas obras de artistas russos, de modo que permite ao visitante uma imersão na cultura artística. A coleção é composta por mais de 400 mil itens.


       Interessante mencionar que parte da coleção de pinturas que estão no Museu Estadual são na verdade obras produzidas na própria Academia de Belas Artes de São Petersburgo, sendo que essa coleção foi transferia para o museu durante o período da Revolução Russa.


       Lá é possível ver as obras de Ilya Repin e Konstantin Somov, dois brilhantes artistas russos que fizeram muito sucesso em seu tempo.

          Este Museu foi criado em 1898 pelo Czar Nicolau II, de modo que foi instalado no Palácio Mikhailovsky, construído para o Grão-Duque Mikhail Pavlovich, filho de Paulo I. Em seus primórdios a coleção era constituída por cerca de 1.500 peças provenientes do Museu Hermitage, do Museu da Academia de Artes e dos palácios imperiais.


       Todavia, novas obras foram adquiridas dobrando o acervo já na primeira década de sua existência. Já durante a I Guerra Mundial parte da coleção foi transferida para Moscou, e em 1917 o museu foi fechado para o público, sendo logo estatizado e reaberto no primeiro aniversário da Revolução.


       Com o maciço confisco de acervos aristocráticos uma multiplicidade de novos itens passou a integrar a coleção do Museu Russo, e somente em 1922 o museu terminou sua reorganização administrativa e as reformas no prédio para melhoramentos na sua infraestrutura.

Retrato de Nicolau II, o último imperador russo.jpg

Museu Hermitage

       Ao contrário do Museu Estadual da Rússia, o Museu Hermitage agrega obras não só de pintores russos como também de outros países, como Rembrandt, Renoir, Matisse, Kandinsky, Leonardo da Vinci, além de uma coleção muito vasta de objetos egípcios e esculturas gregas.


      O Museu está localizado às margens do Rio Neva, sendo uma das maiores coleções de arte do mundo. Um dos prédios que abrigam a coleção é o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde sua construção até a queda da monarquia russa.


      O referido museu já possui mais de dois séculos, sendo que hoje seu acervo chega a mais de 3 milhões de peças.


      Um dos dados ressaltados pela guia turística é que praticamente todo o local teve que ser restaurado em razão da II Guerra Mundial. Boa parte dos artefatos que decoravam os palácios foram destruídos durante o período em que a cidade era conhecido por Leningrado. As restaurações duram até hoje, sendo que boa parte foi recuperada.

          Os demais pontos turísticos que visitamos compreendem locais como Peterhof, Catedral de Santo Isaac, Igreja do Salvador do Sangue Derramado, Fortaleza de Pedro e Paulo, Catedral de Kazan, Palácio de Catarina, conforme fotos abaixo.

Peterhof

Catedral de Santo Isaac

Catedral de Santo Isaac - interior da construção

Catedral de Santo Isaac - interior da construção

Catedral de Santo Isaac - vista de cima

Catedral de Santo Isaac - mosaicos

Igreja do Salvador do Sangue Derramado

Fortaleza de Pedro e Paulo

Catedral de Kazan

Palácio de Catarina

bottom of page